Conquista

UFSM aprova uso de nome social de travestis e transexuais

Pâmela Rubin Matge

"

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou a adoção do nome social para identificar alunos travestis e transexuais, e não o nome de registro civil. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Universitário da UFSM .

O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira, entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE) que já tinha o parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Instituição. Com a aprovação, a UFSM se torna a primeira instituição da cidade a adotar o nome social.

_ Desde o ano passado estávamos discutindo essa questão entre os estudantes, o Gabinete do Reitor e as pró-reitorias. Foi um importante passo político. Da forma e com a amplitude que estamos dando, somos a primeira universidade do Estado a aprovar o nome social. Antes de ser lei, temos que ter o compromisso e o respeito às diferenças, pois a universidade é o espaço da diversidade e precisamos ser vanguarda. Isso não é uma concessão, é um direito de exercer a cidadania _ afirma o reitor Paulo Afonso Burmann.

Os interessados em adotarem o nome social, devem fazer a solicitação ao Departamento de Arquivo Geral e à pró-reitoria de Graduação ou de Pós-Graduação, apresentando documentos. O nome valerá para matrículas, listas de chamadas e crachás. A medida é extensiva para acadêmicos, servidores e para a comunidade que utiliza os serviços oferecidos pela universidade.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem tem bolsa e notebook furtados em ônibus intermunicipal

Próximo

Farmácia Popular fechou as portas mais cedo e deixou gente sem medicação em Santa Maria

Geral